-
Arquitetos: SEU-ARCH Zhou Qi Studio
- Área: 5650 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Aquático da Universidade do Sudeste está localizado próximo ao portão leste do campus Jiulonghu, no lado norte do ginásio. É a primeira piscina coberta da história da Universidade do Sudeste. Considerando que o campus é relativamente vazio e os prédios esportivos costumam ser enormes em escala, o projeto utiliza arcos circulares contínuos para dividir o corpo em partes, eliminando a sensação de alienação do volume. O arco do prédio é como uma flor, tecida em 7 formas repetidas, o que traz movimento. Além disso, o prédio não possui um telhado propriamente dito, seu telhado e parede são uma só coisa.
O espaço interno do centro aquático é composto por várias superfícies curvas para criar uma sensação de ritmo. A água fluida, as pessoas em movimento e a arquitetura estática, concreto cinza e água azul, a luz do sol refratada por venezianas e as sombras formadas pela forma geométrica, tudo isso estimula uma forte sensação de lugar. A estrutura de arco de concreto está de acordo com os requisitos mecânicos, e a fachada usa uma grande área envidraçada, o que forma uma interação entre os comportamentos e a vista das pessoas do lado de dentro e de fora.
A função principal do Centro Aquático da Universidade do Sudeste é fornecer ao campus um local para natação e treino. A planta é retangular, a piscina tem um tamanho padrão de 20x50 metros, e os equipamentos e máquinas da piscina são instalados no subsolo. O espaço interno do centro é organizado como um ginásio, com um vestiário e piscina no térreo e uma academia e salas de aula no segundo andar.
No processo de construção, o centro aquático utilizou concreto moldado no local, o que requer muita pré-fabricação manual de formas. A estrutura de andaimes cobria todo o local, com mais de 10 metros de altura e uma área de 120x40 metros. A construção de arcos curvos no ar é um comportamento arquitetônico contra a tendência e anti-industrial. Cada arco de concreto encontra um ponto quando cai no chão e o excesso é "cortado" para formar uma base de arco natural, o que não pode ser feito através de montagem.
No projeto deste centro aquático com 7 arcos curvos contínuos de concreto, os principais problemas aqui são: um é o vão livre e o outro é a umidade. Se uma estrutura de aço for utilizada no projeto, será necessário uma viga com uma altura de 2 metros para uma vão de 40 metros. No entanto, usando um arco curvo de concreto, é possível atender bem aos requisitos estruturais. Além disso, a umidade de uma piscina pode corroer componentes metálicos ao longo do tempo, mas o concreto, não. O teto do centro aquático não é equipado com lâmpadas, todas estão instaladas nos dois lados, e a superfície de concreto também não possui pintura ou decorações, para apresentar o estado mais autêntico da estrutura e dos materiais. A pele do prédio é revestida com telhas de terracota vermelhas, que são assadas a 1200 graus Celsius com tecnologia moderna. As telhas são sustentáveis e podem ser substituídas por 150 anos. A escala das telhas de terracota é semelhante à dos tijolos, e utiliza encaixe cruzado. Esse efeito artesanal contrasta com o tamanho enorme do concreto. Todos os materiais mostram suas cores naturais, para que a estrutura seja o prédio, e o prédio seja a própria estrutura.
A construção economizará muitos custos de manutenção. Portanto, uma boa arquitetura não precisa ser uma arquitetura cara, nem precisa ser uma arquitetura grandiosa, ela deve ser um estado muito puro e real da natureza.